Coren-DF e Sindate-DF realizam reunião para pleitear novos concursos para Técnicos de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), juntamente com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (SINDATE-DF) fizeram uma reunião com o procurador do Prosus, Dr.Cleiton da Silva, com objetivo de pedir ajuda a fim de movimentar o governo para a realização dos concursos públicos para técnicos de enfermagem, que estão em falta desde 2014.

Os técnicos de Enfermagem que estão em exercício na Secretaria de Saúde do DF acabam lidando com uma sobrecarga diária, que está gerando um grande absenteísmo e afastamento. Essa falta de assiduidade advém, muitas vezes, por problemas físicos e psicológicos causados por essa carga além do limite, visto que a cobertura de profissionais na Atenção Básica e nas Unidades de Internação e Emergência está em déficit.

“Hoje a SES-DF funciona quase que integralmente à base de TPD (Trabalho em Período Definido), que é facultado ao servidor, e que no momento não tem pessoas interessadas, devido a baixa remuneração e a sobrecarga de trabalho que causa para esse servidor. Tem um concurso que já está em vias finais, mas nunca sai, fomos cobrar isso”, complementou o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

“A necessidade de um novo concurso é real. Nós apresentamos os dados e pedimos ajuda do Ministério da Saúde para tentar negociar juntamente com a Secretaria de Saúde. Caso não haja retorno, vamos procurar um meio judicial para que isso seja sancionado”, concluiu o secretário e vice-presidente do Coren-DF, Dr. Alberto César.