Comissão de Empreendedorismo do Coren-DF vai às ruas conhecer novos negócios

Logo após ser empossada, a Comissão de Empreendedorismo e Inovação do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), em parceria com a Comissão Nacional de Empreendedorismo e Inovação (CNIE) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), começou a percorrer os empreendimentos de Brasília para conhecer a realidade e prestar assistência técnica aos proprietários.

Na quinta-feira (9), o grupo esteve na Clínica de Enfermagem Saúde e Bem-Estar, que fica em Águas Claras. O empreendimento foi montado pela enfermeira esteta Viviane Bondi, que está colhendo os frutos do negócio promissor que conseguiu elaborar. A estética desponta como uma das especialidades com maior potencial para a Enfermafem.

Segundo a Dra. Marta Cristiane Alves Pereira, coordenadora da CNIE do Cofen, a visita ao consultório da Dra. Viviane Bondi representa a oportunidade para compartilhar experiências inspiradoras com os profissionais que desejam inovar e empreender com enfoque na saúde integral e promoção do bem-estar das pessoas por meio de práticas avançadas, alicerçadas na ética e na estética, inerentes ao exercício legal da Enfermagem. Nesse sentido, a visita marca o início das ações colaborativas da CNIE junto à Comissão de Empreendedorismo do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), a fim de ampliar o reconhecimento e valorização das competências profissionais que favorecem o acesso à assistência segura e qualificada nas inúmeras áreas de atuação da Enfermagem.

Essa visita, assim como outras, tem como objetivo entender essa nova realidade dos enfermeiros empreendedores,como funciona o modelo de negócio, compreender quais são as dificuldades enfrentadas a fim de mostrar saídas para solucioná-las e buscar cada dia mais espaço para esses profissionais no mercado.

“Estamos nos aproximado desses profissionais empreendedores, para prestar assistência institucional, difundir boas práticas e conhecer a realidade que os cerca. Dessa forma, esperamos inspirar novos negócios e profissionalizar cada vez mais nossas áreas de atuação”, frisa o presidente da Comissão de Empreendedorismo do Coren-DF, o conselheiro Fernando Carlos, que tem como vice-presidente o conselheiro Adriano Araújo.

Para o presidente do Coren-DF, a autonomia e a independência da Enfermagem são caminhos irreversíveis. “A ideia de uma profissão subalternizada é coisa do passado. A Enfermagem já comprovou que tem competência para empreender e atender demandas de mercado. De nossa parte, terão apoio irrestrito”, frisa.

Além da estética, profissionais de Enfermagem do Distrito Federal já empreendem no tratamento de feridas, serviços de home care, day care e child care, prestam consultoria em aleitamento materno, assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos, cuidados com idosos, realizam treinamentos, vacinação, esterilização de materiais hospitalares, transporte de pacientes, comercialização de produtos hospitalares, entre outros segmentos.