Coren-DF vai perseguir objetivos estratégicos com política de resultados

No setor público, antes de fazer um bom trabalho, você precisa de um bom planejamento estratégico, indicando de maneira objetiva o que vai ser feito, por quê, por quem, onde, quando, como e a que custo. Fazer isso pode ser um pouco trabalhoso no início, mas é uma metodologia capaz de economizar o trabalho da equipe no decurso do processo. Afinal, uma vez que tudo esteja corretamente planificado, se torna muito mais prático partir para ação. Da mesma forma, se torna muito mais provável alcançar o resultado esperado.

Para discutir esses e outros assuntos, o assessor de planejamento estratégico do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Marcelo Persegona, esteve no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) nesta terça-feira (5), para ministrar uma palestra esclarecedora aos chefes de setores do Regional. “Órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), estão aperfeiçoando os seus mecanismos de fiscalização sobre os conselhos profissionais e, cada vez mais, devemos buscar profissionalizar mecanismos de compliance e governança corporativa, para prestar contas à sociedade com absoluta transparência e objetividade”, pontuou.

Em quase três horas de apresentação, Persegona apresentou teorias, conceitos e modelos de planos de ação, indicando caminhos para melhorar a gestão pública dos processos de trabalho. “Eu recomendo a utilização de métodos consagrados, experimentados em todo o mundo e aperfeiçoados ao longo de décadas, como o 5W2H e outros modelos semelhantes. Por meio de processos simples, podemos explicar bem as nossas pretensões, integrar a equipe, alcançar mais eficiência e prestar melhores serviços públicos”, emendou.

Para o presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha, a primeira revolução nesse sentido foi a instituição dos portais de transparência, onde órgãos públicos são obrigados a divulgar tudo o que recebem e o que gastam. “Agora, a exigência da prestação de contas e de detalhamento das atividades públicas está se tornando ainda mais rigorosa. A sociedade e os órgãos de controle querem transparência e estamos preparados para entregar isso com cada vez mais eficiência. O Coren-DF quer continuar sendo referência em transparência e gestão pública, por meio da adoção de planos de ação eficientes”, destaca.

“Estamos sempre atentos às novidades e dispostos a incorporar mecanismos e soluções que estão modernizando a gestão pública. Não é uma opção, é uma obrigação nossa fazer isso. Portanto, todos os departamentos do Coren-DF vão ser estimulados a definir objetivos estratégicos, com metas, estrutura, prazos e indicadores, para que possamos alcançar e mensurar resultados práticos como equipe. Quem ganha com isso é a coletividade”, considera o controlador-geral do Coren-DF, João Josafá de Oliveira Junior.