Vacinação será ampliada a todos os profissionais de Enfermagem do DF a partir do próximo dia 26

Em reunião com a SES, conselhos profissionais transmitiram informações para cruzamento de base de dados e identificação de beneficiários.

Um passo importante foi dado nesta segunda-feira (22), para estender a vacinação contra a Covid-19 a todos os profissionais de Enfermagem em atuação no Distrito Federal. Em audiência com o secretário de Saúde Osnei Okumoto, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, transmitiu os dados das enfermeiras, enfermeiros, técnicas, técnicos e auxiliares de Enfermagem com registro ativo na jurisdição de Brasília, para permitir a checagem de dados e assegurar a imunização de todos os trabalhadores que atuam no setor privado e ainda não tiveram acesso ao imunizante.

Para ter acesso à vacinação, os profissionais que atuam em consultórios, clínicas, laboratórios e outros serviços privados devem fazer o agendamento, a partir do dia 25 de março, pelo site www.vacina.saude.gov.br. A vacinação das primeiras pessoas começa na sexta-feira (26). “A partir dessas informações e do cruzamento com o nosso banco de dados, será estabelecida a ordem de vacinação para todos que estão na linha de frente neste momento. Como já existe uma rotina de entrega de doses da Fiocruz e do Butantan e o Ministério da Saúde garantiu que não precisa mais guardar a segunda dose, acreditamos que o processo vai deslanchar e, finalmente, teremos todos os nossos profissionais imunizados em breve”, acredita Dr. Elissandro Noronha.

Presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha defende imunização de todos os profissionais de Enfermagem do DF.

Segundo o secretário de Saúde Osnei Okumoto, a vacinação dos profissionais de Enfermagem vai ser realizada de forma gradativa, de acordo com a disponibilidade de doses entregues pelo Ministério da Saúde. Cada um será comunicado individualmente sobre o agendamento. “É uma determinação do governo, porque esses profissionais continuam trabalhando e estão expostos, no dia a dia, ao novo coronavírus”, declarou Okumoto.

Importante registrar que o profissional de Enfermagem é responsável pela prestação de informações verdadeiras no ato do agendamento, sob pena de responsabilidade. No momento da vacinação, será necessário apresentar a cédula de identidade profissional ou a certidão de cadastro, para a conferência dos dados. “Entregamos a relação com 58.922 nomes. Todas as sextas-feiras, vamos transmitir as informações dos novos inscritos e reativações. O controle será muito rigoroso, para evitar revacinações ou qualquer tipo de fraude”, alerta o presidente do Coren-DF.

Até agora, o DF recebeu 335.360 doses da vacina CoronaVac e 67.250 mil doses da vacina Covishield. De acordo com dados da SES, 213.284 pessoas receberam a primeira dose e 69.710 já receberam a segunda dose. Cerca de 5% das doses são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.