Falta de medicamentos fecha leitos de UTI no DF

O estoque de medicamentos como Dormonid/Midasolam, adrenalina, Dobutomina, Propofol, Noraepinefrina, Epamidato e Atracúrio está zerado ou em nível crítico na Farmácia Central da Secretaria de Saúde do DF. A constatação foi feita durante fiscalização realizada nesta segunda-feira (5), pela Ação Conjunta Covid-19.

Esses medicamentos são essenciais para o tratamento de pacientes que necessitam do suporte avançado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública do Distrito Federal. A falta dessas medicações já está causando o fechamento de leitos que poderiam salvar vidas.

De acordo com apurações preliminares, não há previsão sobre o reabastecimento desses medicamentos, seja por licitação, empenho ou por meio de doações. “A Ação Conjunta (Covid-19) vai fazer um pedido formal via SEI (Sistema Eletrônico de Informações), para ter acesso a todos os dados sobre o processo de compra dos medicamentos que estão em falta, além do número de UTIs fechadas”, assegurou a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio.

Participaram da fiscalização a presidente e o diretor-exercutivo do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio e Marcio da Mata, o deputado distrital Fabio Félix (PSOL) e da representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Perla Ribeiro.

Fonte: SindEnfermeiro-DF