A fiscalização esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas na última segunda-feira (24), para analisar as condições de exercício da Enfermagem, o fornecimento de EPIs, o fluxo de atendimento aos pacientes e o plano de contingência da instituição.
A sala amarela adulto da unidade está bloqueada para reforma. O espaço está sendo preparado para a instalação de UTIs. No momento, os pacientes estão usando a sala amarela pediátrica, uma vez que o atendimento dessa especialidade foi suspenso durante a pandemia.
A UPA Recanto das Emas conta com 37 enfermeiros e 76 técnicos e, segundo a Gerência de Enfermagem, não há déficit na equipe. Tanto sintomáticos quanto assintomáticos passam por testagem regular. Até aqui, 20 enfermeiros e 37 técnicos já foram afastados temporariamente por suspeita ou infecção pela Covid-19.
Apesar do alto índice de casos entre os profissionais, de acordo com apurações preliminares da fiscalização, o fornecimento de EPIs está regular. Não houve nenhuma reclamação por parte dos servidores em relação a isso. A inspeção foi realizada pela enfermeira fiscal Ingrid Silveira e pela conselheira Vilma Alves.