O Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) continua a enfrentar grave déficit de profissionais de Enfermagem e, apesar do esforço dos servidores, o atendimento à população está seriamente comprometido. Essa foi a constatação da Ação Conjunta Covid-19, que fiscalizou a unidade nesta segunda-feira (29).
Desde o início da pandemia, essa já é a terceira vez que o Coren-DF fiscaliza o HRBz e, apesar das notificações às autoridades competentes, os problemas estruturais persistem. Contudo, a situação agora é ainda mais delicada, uma vez que os hospitais de referência estão com alta taxa de ocupação e pacientes infectados pelo novo coronavírus estão internados na própria unidade.
Aliás, o fluxo de atendimento à Covid-19 é a maior preocupação de agora. No momento da fiscalização, o espaço reservado para três pessoas abrigava cinco pacientes, que estavam ao lado de outros não contaminados. O déficit de profissionais obriga a equipe a transitar entre área contaminada e não contaminada, facilitando ainda mais a propagação do vírus.
Todas as irregularidades foram registradas em relatórios para encaminhamento às autoridades. Além do Coren-DF, fazem parte da Ação Conjunta Covid-19 o SindEnfermeiro-DF, Sindate-DF, ABEn-DF, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.