Anjos da Enfermagem divertem crianças em dia de mutirão no HRAS

No sábado, dia 20 de agosto, o núcleo do Distrito Federal dos Anjos da Enfermagem participou de uma manhã especial no Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), quando aconteceu o V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pelo HRAS, em parceria com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). Mais de 100 crianças de um a 12 anos de idade, portadoras de hérnia inguinal, foram selecionadas e conseguiram a cirurgia para a cura da doença gratuitamente.

{pgslideshow id=332|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Durante a solenidade de abertura, o governador do Distrito Federal, Dr. Agnelo Queiroz, ressaltou a importância da realização de mutirões para diminuir as filas nos hospitais e resolver os problemas de saúde da população de maneira organizada, rápida e eficiente. O secretário de Saúde, Dr. Rafael Barbosa, afirmou ser um momento de alegria já que, no início de sua gestão, haviam mais de 12 mil pessoas aguardando para a realização de procedimento cirúrgico.

Também participaram do evento o subsecretário de Atenção à Saúde, Dr. Ivan Castelli; o subsecretário de Programação e Regulação, Avaliação e Controle, Dr. Lucas Veras e a Presidente da Cipe, região do Distrito Federal, Dra. Maurícia Cammarota.

Os Anjos da Enfermagem, que contam com apoio do Coren-DF para atuar no Distrito Federal, acompanharam as crianças desde a chegada até a chamada para a cirurgia. As brincadeiras foram suficientes para aliviar as tensões dos pequenos nos momentos que antecederam os procedimentos cirúrgicos. Além do grupo, as crianças também ouviram histórias e assistiram apresentação dos “Doutores Música e Riso”.

Pela segunda vez, Brasília é escolhida para iniciar o período de mutirões, realizados em mais dez Estados do país. Nos últimos três anos, o HRAS foi o campeão no número de procedimentos realizados.