Cofen participa de reunião da Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina

Encontro reuniu líderes internacionais para debater regulação de práticas e ensino da Enfermagem

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, representou a autarquia na reunião

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participam nesta segunda e terça-feira (6 e 7/5) da I Cúpula de Líderes de Enfermagem da América Latina e do Caribe, sediada em Córdoba na Argentina.

O evento reúne líderes internacionais da Enfermagem e os chama a debater e promover o desenvolvimento de pesquisas e troca de experiências entre os membros relacionadas à regulação de práticas e ensino da Enfermagem de seus respectivos países.

Dentre presidentes e representantes de Associações e Conselhos de Enfermagem de diversos países da América Latina, a vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho cumprimentou os presentes na mesa e ressaltou a importância do evento para a Enfermagem brasileira. “Precisamos dividir experiências e lutar pela valorização profissional”, observou.

Nádia lembrou o lançamento da campanha Nursing Now e afirmou que deseja que a campanha amplie por vários países. “A Nursing Now busca chamar a atenção dos governos dos países para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde”, finalizou.

A coordenadora da cúpula, Rosa Maria Pereyra, agradeceu a presença do Cofen e ressaltou a importância de alinhar os objetivos do encontro: trocar experiência na formação da Enfermagem e regulamentação. “Busca também tornar isíveis os direitos e deveres dos profissionais, juntamente às obrigações trabalhistas adequadas às práticas de Enfermagem”.

Fonte: Ascom-Cofen