O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a criação da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, que busca melhorar a assistência e a formação necessária aos profissionais de Enfermagem que atuam na área, subsidiando o plenário em decisões e normativas.
A criação da Comissão Nacional de Enfermagem e Saúde Mental busca consolidar com evidência as práticas avançadas em Enfermagem, além de assegurar a autonomia profissional e a qualidade da assistência no Brasil.
A atuação da Enfermagem é imprescindível para a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação em Saúde Mental. A resolução do Cofen traz parâmetros para uma assistência de Enfermagem segura e humanizada, proporcionando segurança jurídica à categoria. A Resolução Cofen 599/2018 aprova a atuação da equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria.
Carta de Campinas – A criação da comissão foi um dos pontos debatidos no 2º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental, realizado durante 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), com apoio do Cofen. O encontro aprovou a Carta de Campinas, que traz propostas de aprimoramento em Saúde Mental.
Leia na íntegra a Carta de Campinas.
Fonte: Ascom – Cofen
Anexos
novo novo |
Carta de Campinas |
destaque saude mental |
destaque saude mental |
Carta de Campinas |