Ontem, dia 16, às 9h, o Centro de Medicina Alternativa (CEMA) do Hospital Regional de Planaltina (HRP), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) inaugurou a Estufa de Plantas Medicinais localizada em sua própria sede, no Setor Hospitalar Oeste, em Planaltina.
Criada pelos doutores Marcos Freire e Cláudio Werneck, a proposta contribui com o Projeto de Inovação e Extensão Tecnológica para a Produção de Fitoterápicos, desenvolvido graças ao apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
{pgslideshow id=222|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
Por meio da estufa, o Hospital produzirá mudas de plantas medicinais, que serão utilizadas pela equipes do Programa Saúde da Família. Estes profissionais trabalham com ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades.
A inauguração contou com as presenças do diretor geral do HRP, doutor Maurício Crispim; do senador, Rodrigo Rollemberg; do deputado distrital, Joe Valle; da presidente do Coren-DF, Eloiza Sales Correia, além de representantes do (IFB), professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Upis, e pessoas da comunidade.
De acordo com o doutor Maurício Crispim, diretor geral do HRP, a atual gestão da Regional de Saúde está baseada na mudança. “Esta estufa de plantas medicinais representa o primeiro passo para a verdadeira transformação que almejamos”, discursou.
O diretor ressaltou ainda a importância da fitoterapia para a cura de doenças, além de práticas, como Yoga e Taichichuan, também defendidas pelo Cema como estratégias para a qualidade de vida.