O Hospital Universitário de Brasília (HUB) promove, na próxima terça-feira, 13 de junho, às 19h, um debate médico-jurídico sobre o cuidado paliativo no tratamento do câncer. O evento é voltado a profissionais da saúde, da bioética e do direito e conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). O debate será aberto ao público. As inscrições são gratuitas. Os participantes receberão um certificado fornecido pela gerência de ensino e pesquisa do HUB com carga horária de três horas.
“O cuidado paliativo é um dos aspectos da humanização do tratamento, uma forma de tentar eliminar ou reduzir o sofrimento do paciente. E essa ideia está prevista na Constituição Federal, que prevê a dignidade da pessoa humana”, explica o chefe do setor jurídico do HUB e responsável pela organização do debate, Bruno Wurmbauer Junior.
O evento terá o formato de mesa redonda e, além do chefe do setor jurídico, participarão das discussões o professor de bioética da Universidade de Brasília (UnB) Volnei Garrafa e a médica geriatra e integrante da equipe de cuidados paliativos do HUB, Cláudia Arminda Correa. O mediador será o chefe da unidade de oncologia do hospital, Marcos Santos. “Vamos discutir os limites e conflitos éticos do cuidado paliativo. Os médicos têm pouca informação sobre as leis e os advogados sabem pouco sobre o dia a dia do hospital. Vamos tentar aproximar essas realidades”, afirma Santos.
Debate médico-jurídico sobre cuidados paliativos no tratamento do câncer
Quando: 13 de junho, às 19h.
Onde: Auditório 1 do HUB (L2 Norte, quadra 605).
Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (61) 2028-5546.