Aberta consulta sobre plano de enfrentamento de doenças crônicas

A Secretaria de Saúde abriu, na última segunda-feira (10/4), a consulta pública para o plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Distrito Federal, que terá validade até 2022. O objetivo é ampliar o debate sobre o tema, considerado de extrema relevância para a saúde pública, já que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte no Distrito Federal, responsáveis por mais de 55% dos óbitos.

De acordo com a Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde, em 2012, 42% das mortes no mundo eram preveníveis, ou seja, 16 milhões de vidas foram perdidas de forma precoce. Por isso, a principal meta principal é a redução da mortalidade prematura por tais doenças, entre elas, patologias cardiovasculares e do aparelho respiratório, cânceres e diabetes.

O documento inicial foi elaborado de forma participativa, com o maior número de setores estratégicos tanto da Secretaria de Saúde, quanto de instituições de pesquisa e do Conselho de Saúde do DF. Nessa segunda etapa, espera-se contar com a contribuição de outros atores igualmente importantes para o processo de enfrentamento das DCNT, para que se tenha como produto final um plano sólido, altamente qualificado, efetivo e exequível.

Podem cooperar na construção da proposta cidadãos, organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, conselhos de classe e outros segmentos da sociedade civil. As contribuições, sugestões e críticas poderão ser feitas até 21 de abril pelo e-mail [email protected]. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo mesmo endereço eletrônico. O texto completo do plano de ações está disponível no site da Secretaria de Saúde, clique aqui.