O que procura?

Encontre serviços e informações

Conhecimento e prática marcam o 2º Encontro de Urgência e Emergência do Coren-DF

Duas simulações realísticas de socorro foram realizadas

Auditório lotado, plateia vibrante e muita sede por conhecimento. Foi assim que o 2º Encontro de Urgência e Emergência iniciou neste sábado (23/11). O evento reuniu 810 participantes, entre técnicos, enfermeiros e estudantes, que participaram de palestras, debates técnicos e simulações realísticas, em um dia repleto de aprendizado com socorristas, integrantes do SAMU-DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

O presidente interino do Coren-DF e organizador do evento, Alberto César Lopes, comemorou a grandiosidade dessa segunda edição. “Superamos todas as expectativas, reunindo um público incrível com o auditório completamente lotado. Para nós é muito gratificante promover o aperfeiçoamento técnico e a valorização da categoria que está sempre na linha de frente, salvando vidas diariamente”, comemorou.

810 pessoas lotaram o auditório

O encontro também contou com a presença de autoridades que têm papel central na gestão e operação de serviços de emergência, como a capitã Inácia do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, a gerente da Gerência de Atendimento Pré Hospitalar Móvel Vanessa Rocha, Thaís Braga da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do DF, o representante do Conselho Federal de Enfermagem Gilney Guerra, os conselheiros regionais, Jorge Vianna, Bruno Assis, Tila Viana, Deusenice Barcelos e Josy Jacob e os enfermeiros palestrantes Éder Marques, Lincoln Mendonça, Reinaldo Siqueira, Thays Nadja e Marta Peres.

A programação contou com palestras sobre sequência rápida de entubação na emergência, arritmias malignas, manejo do paciente com dor precordial, manejo de pacientes em situações de trauma complexo e emergências em áreas remotas.

Encontro foi palco de reconhecimento e oportunidades

Uma das atividades mais marcantes do dia foi a simulação realística que reproduziu o resgate de uma mulher com histórico de abuso de álcool e drogas, que ameaçava cometer suicídio no topo de um prédio enquanto segurava seu bebê de apenas 8 meses. A cena envolveu abordagem tática e diálogo conduzidos por equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar. A dramatização impressionou os presentes e demonstrou, de forma prática, a importância da comunicação eficiente, do manejo psicológico e da integração das equipes de emergência em situações de alto risco.

“O objetivo dessas simulações foi aproximar os profissionais de cenários reais, onde o preparo técnico e emocional é determinante para salvar vidas”, afirmou a capitã Inácia, do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar.

O enfermeiro Lincoln Mendonça, que palestrou sobre Arritmias malignas – assistência ao paciente com alterações cardiovasculares na emergência, trouxe uma reflexão marcante sobre a importância do equilíbrio entre teoria e prática no atendimento de pacientes críticos. “Teoria sem prática é inutil e prática sem teoria é perigoso”.

O evento também foi palco de reconhecimento e oportunidades, durante o dia foram sorteadas diversas vagas para o curso de suporte básico de vida, para promover a continuidade da capacitação fora do evento.

Fonte: Ascom – Coren-DF