A Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou, nesta segunda-feira (21/10), o evento “Outubro Rosa: Juntas na Luta – Transformando Desafios em Força”, no auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A iniciativa teve como objetivo mobilizar e conscientizar sobre a luta contra o câncer de mama, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O evento contou com palestras, dinâmicas interativas e um momento de descontração para promover o bem-estar das participantes. Os temas abordados destacaram a importância da autoconsciência e do apoio mútuo entre as mulheres que enfrentam o câncer de mama.
A atividade contou com a presença das conselheiras regionais Deusenice Araújo e Lídia Peres. Em sua palestra, Lídia Peres falou sobre câncer de mama, cuidados preventivos e a relação com a saúde reprodutiva e sexual. Ela ressaltou que a prevenção começa com a informação e o cuidado contínuo. “O câncer de mama ainda é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres, mas com a informação certa, o diagnóstico precoce e os cuidados adequados, podemos mudar essa realidade. É essencial que as mulheres conheçam seu corpo e saibam como se proteger, não só contra o câncer, mas também para manter uma saúde reprodutiva e sexual equilibrada e saudável”, afirmou.
Para Valda Fumeiro, coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-DF, eventos como esse são essenciais para fortalecer a luta contra o câncer de mama e oferecer apoio às mulheres que enfrentam esse desafio. “O Outubro Rosa é mais do que um momento de conscientização. Ele é um chamado para a ação. A força que encontramos umas nas outras nos torna capazes de enfrentar qualquer adversidade. A troca de experiências e a informação são nossas maiores aliadas”, explicou.
O evento integra as ações anuais do Coren-DF voltadas à saúde da mulher e aponta para a necessidade de uma rede de apoio para combater o câncer de mama. A mobilização no HMIB foi marcada pela determinação de transformar desafios em oportunidades de fortalecimento e superação.
Fonte: Ascom/Coren-DF