Coren-DF Realiza o 2º Seminário dos Profissionais de Enfermagem em Cooperativismo e Serviços de Home Care

Na manhã desta terça-feira (25/9), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) promoveu o 2º Seminário dos Profissionais de Enfermagem em Cooperativismo e Serviços de Home Care. Com o tema “Gestão e Cuidado”, o evento abordou questões fundamentais para aprimorar a assistência de Enfermagem em cooperativas e no atendimento domiciliar.

Marcaram presença na abertura do seminário o presidente do Coren-DF Elissandro Noronha, a tesoureira do Coren-DF Valda Fumeiro, o tesoureiro do Cofen James Francisco, o assessor de relações institucionais do Cofen Gilney Guerra e a representante da OCDF Geâne Nazaré.

Durante a abertura do evento, o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha destacou a importância da Enfermagem no contexto das cooperativas de home care, enfatizando que “nossa missão na terra é fazer a diferença nas nossas e nas vidas das pessoas que impactamos e nos importamos.” Noronha ressaltou que o cooperativismo é uma oportunidade para que os profissionais de Enfermagem se organizem e se fortaleçam no mercado de trabalho, mencionando a necessidade de incluir o cooperativismo como parte da grade curricular nas instituições de ensino superior.

Ele também apontou que, apesar do cooperativismo ser um conceito ainda novo no âmbito da Enfermagem, é um modelo que se alinha com a realidade atual do setor. “O cooperativismo de home care junta duas coisas que, no meu entendimento, são o futuro da Enfermagem: o empreendedorismo e a livre associação por competição no mercado de trabalho.” Essa visão inovadora sugere que a colaboração entre os profissionais pode resultar em melhores práticas e maior sustentabilidade para as cooperativas de Enfermagem.

A conselheira regional Celi Maria, expressou sua gratidão pela presença dos participantes e incentivou todos a aproveitarem as palestras programadas. “Com esse evento queremos abrir espaço para fortalecer laços e compartilhar experiências. As palestras que temos pela frente foram cuidadosamente escolhidas para abordar temas fundamentais do cooperativismo e da assistência domiciliar”, afirmou Celi.

O seminário teve início com a palestra da enfermeira cooperativista Gêane Nazaré “Educação em Cooperativismo: O poder do cooperado na transformação de resultados e sucesso coletivo”, seguida por discussões do enfermeiro Felipe Starling sobre a “Gestão das emoções no trabalho domiciliar: cuidados e bem-estar do profissional de Enfermagem”, e da palestra do enfermeiro Jonathan Freire sobre “Harmonia Necessária: equilíbrio entre a segurança do paciente e segurança do trabalhador em domicílio”. Ao longo da manhã, também foram apresentados o “Guia Prático de Assistência Domiciliar”, pela enfermeira Vilma Alves e a palestra “Anotação e Evolução de Enfermagem: Práticas essenciais para a excelência no cuidado domiciliar”, da enfermeira fiscal Janaína Carvalho.

Os certificados poderão ser acessados em 24h em plus.coren-df.gov.br

Fonte: Ascom/Coren-DF