Coren-DF participa do 2° Congresso Internacional de Ozonioterapia e Práticas Integrativas

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) marcou presença no 2° Congresso Internacional de Ozonioterapia e Práticas Integrativas, realizado na última semana em São Paulo. Representando o Coren-DF, o vice-presidente Alberto César Lopes e o conselheiro Adriano Jailton participaram do evento, que reuniu profissionais de diversas áreas da saúde para discutir avanços e desafios nas práticas integrativas, incluindo a ozonioterapia.

Durante o evento, Alberto César e Adriano Jailton anunciaram que o Coren-DF realizará dois importantes congressos: o 2° Congresso de Práticas Integrativas e o 2° Congresso de Enfermagem Estética. A organização do 1° e 2° Congresso Internacional de Ozonioterapia e Práticas Integrativas, foi realizada pela enfermeira Marly Gonçalves, empreendedora com registro no Coren-DF. Ambos os eventos são organizados pelo Coren-DF e visam promover a troca de conhecimentos e a atualização profissional em áreas emergentes da Enfermagem. A recepção do anúncio foi positiva, com elogios à atuação do Coren-DF na regulamentação e representação dos profissionais de Enfermagem nessas áreas.

O destaque do congresso em São Paulo foi a abordagem da ozonioterapia, uma prática reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Parecer Normativo n° 001/2023 do Cofen conclui que o enfermeiro possui competência técnico-científica para atuar com ozonioterapia em várias esferas. Além disso, o Cofen, por meio do Parecer Normativo n° 001/2020, reconheceu a ozonioterapia como uma terapia complementar que pode ser realizada por enfermeiros devidamente capacitados, recomendando uma carga horária mínima de 120 horas para a formação.

A ozonioterapia é um método terapêutico que se destaca pelo aumento da oxigenação tecidual e consequente elevação do metabolismo. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, conhecida por oferecer analgesia e por ser um recurso complementar eficaz no tratamento de doenças infecciosas agudas e crônicas, como aquelas causadas por vírus, bactérias e fungos, além de ser utilizada em queimaduras e úlceras diabéticas.

Para o vice-presidente do Coren-DF, Alberto César Lopes, a participação no congresso foi fundamental para reforçar o papel da Enfermagem nas práticas integrativas e para anunciar os próximos eventos do conselho. “A ozonioterapia é uma área promissora dentro das práticas integrativas e complementares, e é essencial que os profissionais estejam capacitados para oferecer essa terapêutica com segurança e eficácia. Nosso compromisso é com a formação e o fortalecimento da categoria, garantindo que os profissionais estejam aptos a atuar de forma ética e competente.”

Fonte: Ascom/Coren-DF