O direito de solicitar gratuidade na anuidade do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) é um reconhecimento aos profissionais com muitos anos de serviços prestados. As inscrições remidas permitem que continuar no sistema sem contribuir com as anuidades, além de votar e ser votado nas eleições das regionais.
Confira os critérios definidos pela Resolução Cofen 747/2024:
1 – Inscrição ativa no Sistema Cofen/Conselhos Regionais por no mínimo, 30 anos, consecutivos ou não, independente da categoria profissional;
2 – Ter contribuído no mínimo por 30 (trinta) anos, consecutivos ou não;
3 – Não ter sofrido penalidade ética e/ou administrativa no Sistema Cofen/Conselhos Regionais, salvo após reabilitação;
4 – Estar quite com todas as obrigações eleitorais e financeiras no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, inclusive do ano corrente.
A inscrição remida deve ser solicitada e toda a documentação atualizada no Coren para a emissão da nova carteira. O documento antigo será cancelado a partir de então.
Profissionais que estejam desempregados também podem solicitar a suspensão temporária da inscrição, sendo obrigatório reativá-la para retomar o exercício profissional.
Para solicitar a inscrição remida, os profissionais devem comparecer ao atendimento presencial e apresentar os seguintes documentos:
- Carteira profissional do Coren-DF;
- Duas fotos 3×4 recentes e com fundo branco;
- Documento de identidade válido;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- CPF;
- Comprovante de residência recente.
Fonte: Ascom Coren-DF