Em resposta à emergência enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde mobilizou a Força Nacional do SUS (FN-SUS) para garantir assistência em saúde para a população gaúcha. Até o momento, 364 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, médicos e outros profissionais, de todo o país, têm atuado como voluntários na missão, entre eles o conselheiro Adriano Araújo do Coren-DF.
O grupo já realizou mais de 9,4 mil atendimentos à população gaúcha. Nos próximos dias, cerca 88 novos voluntários chegam ao estado para fortalecer as equipes de saúde.
“É com orgulho e comprometimento que me uno à mobilização nacional em resposta à emergência vivenciada pelo Rio Grande do Sul. Como parte da Força Nacional do SUS, tenho a honra de colaborar com uma equipe de profissionais dedicados, vindos de diferentes partes do país, para oferecer assistência em saúde à população gaúcha em meio a essa crise”, afirma o conselheiro Adriano Araújo.
Como participar – Para participar, é obrigatório que o profissional tenha vínculo público municipal, estadual ou federal. Além disso, é necessário comprovar cinco anos de experiência em atendimento de emergência pré-hospitalar, móvel e fixo, e hospitalar.
Os interessados em participar de missões da Força Nacional do SUS podem se cadastrar no banco de voluntários.
Fonte: Ascom Coren-DF, com informações do Ministério da Saúde