Na tarde desta segunda-feira (27/5), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deu o aval para a contratação de 492 profissionais da saúde destinados à rede pública da capital. O anúncio, divulgado por meio das redes sociais, surge em um momento de crise no setor.
Conforme comunicado pelo chefe do executivo local, serão contratados 122 enfermeiros, 221 técnicos de Enfermagem e 149 médicos. “A delonga na convocação desses profissionais da saúde teve um impacto significativo na qualidade e no acesso aos serviços essenciais, o que colocou em risco a vida de muitos cidadãos do Distrito Federal. Esperamos que medidas como essa sejam tomadas com mais agilidade e responsabilidade no futuro, visando evitar danos irreparáveis à saúde da população, tendo em vista a dificuldade do acesso à população do DF”, destaca o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.
O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz (MDB), convocou uma reunião a portas fechadas com os demais parlamentares, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
Na sexta-feira (24/5), durante uma visita à AgroBrasília, Ibaneis expressou sua intenção de aprimorar os serviços de saúde pública do DF após o falecimento de pelo menos cinco crianças atendidas em hospitais, unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto atendimento (UPAs) desde abril.
“Não mediremos esforços para continuar cobrando ações como essas, que são passos crucias para fortalecer nossa rede de saúde e garantir assistência de qualidade à população do Distrito Federal”, conclui Elissandro.
Fonte: Ascom – Coren-DF