A Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), encerrou seu segundo dia com o Prêmio Elioenai Dornelles. Desde 2021, a premiação é concedida pelo Coren-DF aos profissionais que, com trajetórias de dedicação, contribuem para o desenvolvimento da profissão.
O presidente do Coren-DF Elissandro Noronha, deu as boas-vindas aos convidados, saudando os homenageados e contando um pouco da história do enfermeiro que dá nome ao prêmio. “Dr. Elioenay foi um professor que atuou em diversas áreas e que desde 2000 já pautava a autonomia do profissional de Enfermagem no mercado de trabalho. Esse prêmio preserva o legado de um profissional brilhante e homenageia profissionais que, assim como Elioenay, pensam fora da caixa por meio de práticas inovadoras”, destaca Elissandro.
O último dia do evento contou, ainda, com um desfile das indumentárias da Enfermagem. A apresentação faz um recorte temporal na história da Enfermagem brasileira, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados.
O encerramento da Semana da Enfermagem foi marcado por uma atmosfera de gratidão e reconhecimento, onde estudantes, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem foram enaltecidos por seu trabalho na linha de frente da saúde.
Trajetória Elioenay Dornelles – Com longa trajetória acadêmica, Elioenai coordenou a Câmara de Pesquisa do Cofen de 2009 a 2010. Foi um dos idealizadores e criadores do programa da Pós-Graduação em Enfermagem da UnB. Aposentado como professor titular, recebeu em 2015 o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília, reconhecimento por sua relevante contribuição acadêmica no campo da saúde. Atuou, ainda, na coordenação de projetos e consultorias na área da saúde, com destaque para o CNPq, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Enfermagem e universidades.
Fonte: Ascom – Coren-DF