O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF realiza Sessão Solene de Desagravo Público

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou uma Sessão Solene de Desagravo Público no dia 23 de janeiro, no Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGESDF). O ato foi em favor da profissional de enfermagem Greicimara Tomaz, que foi ofendida publicamente, em flagrante desrespeito às prerrogativas profissionais, no exercício de suas funções.

Na denúncia, a profissional relatou os fatos ocorridos dentro do centro cirúrgico do IGESDF, em desfavor de toda a equipe de Enfermagem. O autor das ofensas foi o cirurgião cardiologista Romeu de Melo Neto. A conduta do mesmo não ofende apenas a imagem da enfermeira em questão, mas de todos os profissionais de Enfermagem, desrespeitando seus direitos e atacando a prática profissional da saúde.

O Coren-DF, em cumprimeto ao art. 8º do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen nº 0564/2017, e ao art. 5º da Resolução Cofen nº 433/2012, noticia que o pedido de Desagravo foi analisado, julgado e deferido pela Plenária do Coren-DF em 12/12/2023.

Em conformidade com a Resolução Cofen nº 433/2012, foram tomados depoimentos de testemunhas, que são os profissionais de Enfermagem da unidade onde ocorreu o desagravo, os quais confirmaram as atitudes da ofensora.

“Esse não é o nosso primeiro caso de ofensa, mas gostaria que fosse o último. Essa guerra de ego e moral é desnecessária, estamos todos ali em prol da saúde. E vale lembrar também que a Enfermagem tem defesa como categoria, como conselho e como casa. Essa sessão de desagravo é um ato de reafirmação. Nós, profissionais de Enfermagem temos o direito de exercer nosso trabalho com liberdade, segurança técnica e autonomia” pontuou o vice-presidente e secretário do Coren-DF, Alberto César.

Desta forma, o Coren-DF, por unanimidade, no uso de suas atribuições, reafirma seu compromisso com a Enfermagem e repudia vigorosamente posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme no sentido de coibi-las e adotar todas as medidas que estiverem ao seu alcance para sanar esses abusos.