Acidentes de trabalho no Brasil somam 612 mil em 2022; 10% é na área da saúde

Uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mostra que, em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional. Já o número de óbitos por acidente de trabalho no país atingiu 2.538 no ano passado. Nesta quinta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

A área da saúde concentra grande parte dos acidentes de trabalho, representando 10% das notificações feitas ao INSS. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com mais acidentes de trabalho, somando 603.631 de 2012 a 2022. Nesse cenário, a de técnico de enfermagem detém o maior número de acidentes de trabalho, da ordem de 313.654 no mesmo período. A área da saúde tem essa peculiaridade porque, dentro dos serviços de saúde, existem meios mais céleres de notificação.

A atuação do MPT para reduzir o volume de acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador se dá de duas maneiras: repressiva e preventiva. Na modalidade repressiva, quando o fato já aconteceu, o MPT trabalha junto com os centros de Referência em Saúde do Trabalhador para a instalação de um inquérito civil, exercendo também atividades de fiscalização para identificar falhas no gerenciamento dos riscos do ambiente de trabalho, buscando a regularização.

A forma preventiva, se dá por meio dos projetos nacionais temáticos, como o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse projeto não aborda casos de fraturas, queimaduras, lesões e até mesmo óbito decorrente de um fato instantâneo, mas o adoecimento relacionado ao trabalho. Ou seja, a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente laboral e que leva o funcionário a adoecer, até mesmo depois de sair do emprego.

Além da segurança fornecida pelas empresas, é necessário, também, que haja conscientização da parte dos trabalhadores, visto que existem profissionais resistentes a seguir as normas. Trabalhadores que, por desempenhar um serviço há muitos anos sem problemas, acaba tendo uma falsa impressão que está imune a acidentes. Unindo essas forças, a cultura de saúde e segurança será criada e reforçada com o tempo.