A Enfermagem forense tem se expandido na área da saúde, sendo importante para a segurança pública e para a justiça, atuando na prevenção da violência e no desenvolvimento de políticas de segurança e saúde para a comunidade. Pensando nisso, foi sancionada no dia 24 de julho de 2023 a Lei nº 7.301, que incluiu no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, celebrado no dia 30 de julho.
É válido lembrar que a Enfermagem forense é uma especialização importante para atuar nos casos de crimes violentos, já que são eles que ajudam a preservar as evidências para uso em investigações criminais e processos judiciais, além de fornecer os cuidados necessários para as vítimas.
Esse dia também será usado para conscientizar a população sobre a importância dessa especialização, promovendo campanhas, seminários, debates e palestras que possam mostrar os avanços da Enfermagem na ciência forense tanto no sistema de saúde público, quanto privado.
A data de 30 de julho foi escolhida em homenagem à Enfermeira forense Pollyana Moura, vítima de feminicídio em 2020. Ela era uma grande ativista, lutava incansavelmente pela Enfermagem forense, participando também como voluntária no “guerreiros da saúde”, para ajudar a atender as vítimas da covid-19 em Manaus. A enfermagem forense é uma área especializada em dar assistência a vítimas de diversos tipos de abuso, sendo uma luta constante. Essa data serve para lembrar não só da enfermeira Pollyana, mas de todas as outras mulheres que foram vítimas do feminicídio, e conscientizar cada vez mais a população sobre esse assunto.