Alto índice de profissionais afastados por síndrome respiratória compromete funcionamento da UBS 5 de Taguatinga

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) tomou conhecimento nesta quarta-feira (29) sobre uma situação preocupante na UBS 5 de Taguatinga. De 80 servidores, a unidade está com 44 profissionais afastados, com licença médica, devido a síndromes respiratórias. O surto de Covid-19 está sendo investigado e painéis virais dos profissionais serão analisados.

Com esse enorme déficit, os profissionais atuantes estão extremamente sobrecarregados, uma vez que a unidade fica aberta até às 22h e não tem retaguarda para compensar os desfalques. Isso revela o baixo índice de segurança técnica para manter o funcionamento normal da UBS 5.

A escassez de profissionais acontece, principalmente, no turno da noite. Na quarta (29), a unidade contou apenas com uma enfermeira para cobrir o plantão, o que gera uma exposição muito grande diante de toda rotatividade de pacientes. A escala noturna conta com a ausência de médicos até sexta-feira (31).

Essa situação pode acarretar problemas não só para os profissionais, mas também para os pacientes, principalmente os que chegam em estado grave. A fiscalização do Coren-DF já foi acionada e fará a verificação in loco para constatar a carência de profissionais.