O Dia Internacional da Mulher foi transformado em data comemorativa como resultado de anos de lutas, manifestações, greves e comitês, que garantiram às mulheres direitos considerados básicos. Essa mobilização política das mulheres, ao longo do século XX, deu destaque para o 8 de março como um momento de reflexão sobre como a sociedade trata as questões de gênero, tanto no convívio afetivo e familiar, quanto nas questões relacionadas ao mercado de trabalho.
A área da Enfermagem é predominantemente feminina, sendo composta aproximadamente por 85% de mulheres. O setor vem mostrando uma evidente consolidação das profissionais no seu espaço, com ocupação crescente dos laboratórios de pesquisa, das especialidades, dos consultórios, clínicas, hospitais e espaços de ciência. E mesmo com essa linha crescente, a valorização é insuficiente, ainda mais para as mulheres que enfrentam a sobrecarga de uma dupla jornada, como cuidar de casa, dos filhos etc., ou até mesmo tripla, caso tenha outro emprego também.
Dia 8 de março é, sim, um dia de homenagem, mas também é um lembrete da luta diária contra o machismo, o assédio, o desrespeito, a violência e as violações não só no dia a dia, mas principalmente no ambiente de trabalho. A conselheira e tesoureira do Coren-DF, Valda Fumeiro, também ressalta a importância da saúde mental das companheiras de profissão. “É necessário integrar e proteger essas mulheres no ambiente de trabalho, não tem como exercer a profissão tranquilamente no dia a dia sofrendo assédio ou sendo menosprezada”, considera.
Elissandro Noronha, presidente do Coren-DF, destaca a importância do piso salarial para as profissionais. “Com a chegada do piso, o retorno financeiro vai ser justo. Elas não vão mais ter que 2 ou 3 empregos e se esgotar pra colocar comida na mesa. O salário de hoje não é espelho de um sucesso financeiro, é um espelho de quem trabalha pra sobreviver. E é por isso que vou continuar lutando por essa valorização da Enfermagem e pelo piso salarial”, afirma.
De forma justa e singela, deixamos aqui uma homenagem às Profissionais de Enfermagem.