Coren-DF cobra do Governo Federal a imediata aplicação do piso da Enfermagem

Aconteceu hoje (27) na UBS 1 do Guará o lançamento da campanha Movimento Nacional pela Vacinação, do Governo Federal, que pretende aumentar as taxas de cobertura da população, principalmente entre os grupos vulneráveis.

O evento marca a retomada do PNI e teve a presença das mais altas autoridades da República, entre elas o presidente Lula, o vice Alckmin, a ministra da Saúde Nísia Trindade e a governadora Celina Leão.

Mais uma vez, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) marcaram presença, para cobrar a imediata aplicação do piso nacional da categoria.

“A campanha lançada hoje tem o objetivo de aumentar as taxas de cobertura da população. É necessário lembrar que quem vacina é a Enfermagem: só contra a Covid-19, já aplicamos quase 550 milhões de doses. Portanto, o sucesso do plano passa pela valorização da categoria, que não aguenta mais esperar”, afirma o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, que esteve acompanhado de seu vice Alberto César e do conselheiro Tiago Pessoa.

Em diversas oportunidades, Nísia e Lula reafirmaram o compromisso com o piso e alegaram que a construção da engrenagem financeira para a distribuição dos recursos é complexa, mas que está em fase final de decisão.

“Vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver os problemas de vocês, Nós estamos apenas tentando harmonizar o piso salarial com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas”, disse Lula no último dia 14. “A determinação é que tenhamos uma solução rápida”, ratificou Nísia no programa Roda Vida.

Enquanto isso, a Enfermagem aumenta a pressão. “Estamos pressionando este governo, assim como pressionamos o anterior. Dialogamos com todos os matizes políticos para que o piso se tornasse uma unanimidade. Conseguimos esse consenso e precisamos colocar em prática”, considera Alberto Cesar.