Frente Parlamentar da Enfermagem é lançada no DF com 11 deputados e deputadas

Nesta segunda-feira (13) aconteceu o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional da Enfermagem no âmbito do Distrito Federal. “O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) endossa essa iniciativa e presta referência à idealizadora da proposta, pois a Frente vai ter o poder de representar as demandas da Enfermagem frente às autoridades constituídas. O DF tem plenas condições de implantar o piso, assim como outros entes federativos já estão fazendo”, pontua o presidente do Coren-DF Elissadro Noronha.

Proposta pela presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), deputada Dayse Amarilio (PSB), a Frente, que é suprapartidária e tem caráter permanente, além de acompanhar a implementação do piso salarial da categoria no DF, fará a interlocução com a iniciativa privada e com demais instituições envolvidas na temática do piso. “o piso salarial da Enfermagem não é uma luta, é uma verdadeira guerra. Um enfermeiro no DF, capital do país, ganha menos de R$2 mil e a média salarial dos técnicos, auxiliares e das parteiras é cerca de R$1,4 mil para 44 horas semanais”, reclama.

Integrante da Frente Parlamentar, que já conta com 11 distritais, o deputado Jorge Vianna (PSD), avaliou que “a Enfermagem nunca foi valorizada de fato” e discorreu sobre as mobilizações que culminaram com a aprovação do piso pelo Congresso Nacional no ano passado. Vianna observou ainda que as mulheres são 90% dos profissionais da categoria.

Por sua vez, o deputado Max Maciel (Psol) mencionou a atuação dos profissionais da Enfermagem durante a pandemia. Ele colocou o mandato parlamentar à disposição da causa, bem como os esforços da Comissão da Assuntos Sociais (CAS) da CLDF, na qual é vice-presidente.