283 Responsáveis Técnicos participaram de encontro do Coren-DF

Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou nesta terça-feira (18) o 5º Encontro de Responsáveis Técnicos (RTs), com recorde de público. De acordo com dados do credenciamento, 283 RTs participaram do evento, que teve como tema o mote “Liderança transformadora: criatividade e inovação”. Nesta edição, o encontro abordou temas ligados à execução de procedimentos legais, liderança, comunicação não-violenta, assédio moral e o projeto de um selo de qualidade, a ser implantado para identificar instituições e profissionais que adotam boas práticas e oferecem serviços bem avaliados pelo público.

No discurso de abertura, a gerente de fiscalização do Coren-DF, Janaína Carvalho, destacou o papel dos RTs em momentos de crise, como a pandemia. “Sabemos como é difícil trabalhar com saúde no Brasil. Vivenciamos uma situação emergencial de crise, da qual todos temos algo para falar. Porém, a etimologia da palavra ‘crise’ significa risco e oportunidade. E se me permitem um conselho: não percam a oportunidade de direcionar as ações para os valores que acreditam. É preciso ter clareza das nossas metas para direcionarmos nossas ações”, disse.

Os RTs são o elo de ligação entre o Coren-DF e o mercado de trabalho atual, que é caracterizado pela competitividade e por incertezas, exigindo assim profissionais atuantes e capacitados, o que implica uma formação geral que deve incluir não apenas a habilidade técnica, mas, sobretudo, a capacidade de aprender a aprender continuamente. “Temos a convicção de que o rigor técnico, o método científico e o respeito às normas legais são o caminho que precisamos trilhar para chegar a um futuro promissor. Por isso, estamos aqui, estabelecendo essa conexão com aqueles que não fogem ao compromisso com a Ética”, pontuou o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

“Agradeço por terem atendido ao nosso chamado. A presença de cada pessoa aqui é fundamental para o avanço do exercício legal da Enfermagem, bem como para o desenvolvimento empírico e científico da profissão. Por meio de vocês, queremos fazer a nossa voz ecoar mais longe, até chegar às enfermeiras e enfermeiros, auxiliares, técnicas e técnicos de Enfermagem, que fazem o sistema de saúde do DF funcionar”, emendou Noronha.

Na cerimônia de encerramento, nove RTs foram homenageados, pelos relevantes serviços prestados à população do DF e à Enfermagem: Marcos André Viana Ferreira Neto, Talita Guimarães do Nascimento Blair de Souza, Kelcie Simone Lacerda Benevides, Janine Amaral Barreto Lemos, Nadine Gomes Pereira dos Santos, Cirlene Ferreira Lima, Vanessa Rocha da Silva, Erinaldo Laurindo de Castro e Rosilene Gomes da Silva.