Com números expressivos, Coren-DF mostra que fiscalização se faz na prática

A presidente do Cofen, Betânia Santos

De 15 a 18 de março, aconteceu em Pernambuco o 12º Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (XII SENAFIS). O evento ocorre anualmente, com o objetivo de qualificar, aperfeiçoar, dinamizar e integrar as equipes responsáveis por fiscalizar o exercício profissional da ciência do cuidado em todo o território nacional. A comitiva do Distrito Federal participou presencial e virtualmente de todas as atividades, mostrando resultados expressivos do trabalho que foi desenvolvido ao longo de toda a pandemia da covid-19.

“Em 2021, apuramos 190 denúncias, realizamos 238 operações in loco e 436 irregularidades apontadas pelas nossas enfermeiras-fiscais foram sanadas pelas instituições de saúde no DF. Estivemos ao lado da categoria, na linha de frente, desde o primeiro instante. Apontamos subdimensionamento nas equipes e levamos a centenas de novas contratações, tanto na iniciativa pública quanto privada. Quando faltou equipamentos de proteção, nós denunciamos e ajudamos no fornecimento. Enfim, a fiscalização foi determinante em vários momentos críticos da pandemia”, considera o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha. No total, entre 2020 e 2021, os Conselhos de Enfermagem receberam 7.590 denúncias e 28.265 instituições de saúde foram inspecionadas.

No momento em que a humanidade se encontra imersa em uma pandemia sem precedentes, o trabalho dos fiscais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem segue sendo primordial para defender a assistência de saúde ofertada à sociedade, garantir suporte aos profissionais de Enfermagem e evidenciar o protagonismo da profissão. No combate a um vírus incansável, enfermeiros, técnicos e auxiliares precisaram conciliar a superlotação de leitos com a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e em algumas regiões, com a falta de oxigênio. “Não há dúvidas de que a fiscalização do exercício profissional siga sendo a principal atividade finalística dos conselhos profissionais. Ela precisa ser resolutiva e auxiliar na mudança da realidade da assistência de Enfermagem no Brasil”, afirma o presidente do Coren-RO, Manoel Néri.

Reconhecimento

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) prestou uma homenagem às enfermeiras-fiscais pelo relevante trabalho prestado durante a pandemia. Com visitas in loco e levantamentos situacionais, elas trabalharam para garantir a segurança dos profissionais e da população assistida, documentando situações como ausência de equipamentos de proteção individuais (EPIs), afastamentos por covid e fluxo de trabalho. O trabalho foi fundamental para gerar os dados consolidados pelo Cofen no Observatório da Enfermagem e subsidiou a mobilização dos Conselhos de Enfermagem juntos aos órgãos de Saúde e à Justiça para garantir condições mínimas de assistência. A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi a responsável por realizar a menção honrosa a cada uma das equipes e entregar a placa de reconhecimento aos representantes dos estados. “Não poderíamos deixar de reconhecer o valoroso e fundamental trabalho de todos os fiscais do nosso sistema durante esta pandemia”, declarou.

Para a gerente de fiscalização do Coren-DF, Sheila Depollo, esse gesto de reconhecimento é importante para valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da Enfermagem e da sociedade. “Não é fácil suportar a pressão. Não é fácil ser enfermeira-fiscal, literalmente. É uma responsabilidade muito grande, exige coragem e determinação, principalmente, na pandemia que estamos atravessando. Passamos o ano todo dando o nosso máximo, trabalhando bastante e, algumas vezes, sofrendo críticas injustas, por problemas que acontecem e que não são de nossa responsabilidade. Portanto, receber essa homenagem é gratificante para todas nós, que temos consciência do importante papel que desempenhamos”, destaca.

Brumadinho e Mariana

No âmbito da fiscalização, o trabalho integrado das equipes é primordial para assegurar uma assistência de Enfermagem efetiva à sociedade e ofertar suporte necessário aos profissionais da categoria. Durante o terceiro dia do XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), os participantes puderam debater sobre o tema  na palestra “Trabalho em equipe, Disciplina e Liderança”, apresentada pelo tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Aihara, que atuou nos desastres de Mariana e Brumadinho, ambos no estado de Minas Gerais.

Para o tenente, a atuação em equipe não deve ser reduzida apenas ao trabalho dentro dos grupos de fiscalização. Ele precisa se estender para toda a categoria. “É necessário entender que cada um dos problemas  verbalizados pelos profissionais de Enfermagem são também os problemas de vocês. É necessário que os fiscais estejam conectados às dificuldades dos seus colegas, independente do cargo que eles ocupem”, afirmou.

Durante sua fala, Pedro Aihara apresentou para os ouvintes sua experiência em desastres, ressaltando que o sucesso de suas operações só foi possível através de um trabalho conjunto. Na fiscalização não é diferente. O trabalho integrado é palavra de ordem.

Ao fim da palestra, Pedro Aihara destacou que cada um dos fiscais precisa ter como propósito o compartilhamento de ideias. “Se os fiscais dos Conselhos de Enfermagem não disseminarem ideias e compartilharem experiências em prol do fortalecimento da fiscalização, dificilmente haverá um sistema eficiente”, finalizou.