O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) outorgou ao senador Fabiano Contarato uma honraria pelos relevantes serviços prestados à categoria em 2021. Por meio de um título, uma medalha e uma singela homenagem, a instituição reconheceu a atuação do parlamentar em defesa dos direitos da categoria no Congresso Nacional. “Me sinto muito honrado pelo gesto. Amo a Enfermagem e tenho como minha a luta pelo reconhecimento dessa categoria tão aguerrida e importante para a sociedade”, agradeceu emocionado.
A outorga faz parte do prêmio Profissionais de Destaque Coren-DF 2021, na categoria Política. “Certificamos que o ilustre senador Fabiano Contarato esteve na linha de frente do combate à Covid-19, junto aos profissionais de Enfermagem do Distrito Federal, prestando significativa contribuição para reduzir os danos da pandemia sobre a população. Por meio desse singelo título, agradecemos os relevantes serviços prestados pelo parlamentar aos profissionais da ciência do cuidado na capital do Brasil”, diz o documento.
Para o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, Contarato foi incansável defensor das reivindicações da Enfermagem no Senado ao longo de todo o ano e, mesmo depois de levar o piso nacional da categoria a ser aprovado por unanimidade entre seus pares, continua atuando na Câmara dos Deputados, para convencer os parlamentares a votar a matéria com urgência. “É um parlamentar sensível, que se engaja em causas justas. Ao longo de todo o ano, tivemos a oportunidade de conviver com ele e reconhecer seus valores. Se tivéssemos mais representantes como ele, a realidade poderia ser diferente”, considera.
No mesmo ato, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) também outorgaram títulos de reconhecimento e agradecimento ao senador. “Não poderíamos deixar de expressar nesta ocasião toda a nossa gratidão pelos passos que o senador Contarato nos ajudou a dar em 2021. É verdade, ainda falta muita estrada pela frente. Mas, agora, temos um caminho pavimentado, por meio do qual estamos conseguindo conquistar o apoio necessário para ir adiante”, frisou o diretor-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra.