Enfermagem do DF deixa marca registrada no 23º CBCENF

A delegação do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) deixou sua marca registrada na 23ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (23º CBCENF). Durante quatro dias de evento, profissionais, estudantes, conselheiros e conselheiras brasilienses expuseram trabalhos científicos, deram cursos, fizeram palestras, receberam prêmios, lançaram livros e mostraram a qualidade da ciência do cuidado que é desenvolvida na capital do país.

Em seu estande oficial, o Coren-DF exibiu um filme com a prestação de contas do trabalho realizado em 2021 e deu suporte para a categoria mostrar todo o seu potencial. “Estou muito orgulhoso. Nossas conselheiras e conselheiros trocaram experiências que vão beneficiar a toda a categoria. Nossa equipe representou bem a categoria com uma programação científica rica e consistente. Vamos compartilhar esse conhecimento com todas e todos os nossos colegas. Ficamos encantados com a organização e seriedade dos protocolos de segurança. A missão foi cumprida”, considera o presidente Elissandro Noronha.

Ao todo, o 23º CBCENF teve 80 palestras, 15 cursos, 1.126 trabalhos científicos apresentados e 230 horas de transmissão em tempo real para mais de 26 mil profissionais e estudantes de todo o país. “Essa edição foi especial. Quero saudar a todos que participaram presencialmente e também de forma virtual. Obrigado aos nossos conselheiros, servidores e colaboradores. Só conseguimos realizar esse evento por causa do profissionalismo da nossa equipe. Foi um grande desafio, sempre é muito trabalhoso, mas conseguimos cumprir nossa missão satisfatoriamente, dentro de rígidos  protocolos de segurança. A palavra de ordem é gratidão”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

“Fizemos tudo com muito profissionalismo. Não tomamos nenhuma multa, nem uma notificação sequer. Toda vez a gente fala que foi o melhor congresso, aí a Enfermagem se supera no ano seguinte. Obrigado a cada colaborador que ajudou a preparar o nosso encontro. Apesar dos abraços estarem proibidos, a cidade nos recebeu de forma calorosa. Se tem uma palavra que nos define é servir. Sempre damos o melhor que nós temos. Estamos muito felizes. Era um momento que a gente precisava”, destaca o diretor-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra.

O superintendente da vigilância sanitária de Santa Catarina, Eduardo Macário, destacou a seriedade da organização do 23º CBCENF. “Foi um evento-teste muito bem-sucedido, todos os protocolos funcionaram perfeitamente. Pessoas vacinadas, testadas e respeitando as regras mostraram que é possível realizar um congresso em segurança. Conseguimos reduzir os riscos ao máximo e mostrar que a vacina funciona. O Cofen está de parabéns por bancar essa iniciativa. Mostraram por que representam a maior profissão da área da saúde. Fizeram aqui o que estão fazendo durante toda a pandemia pela saúde das pessoas”, disse.

O próximo encontro já está marcado. A 24ª edição do CBCENF vai ser realizada em Fortaleza, no Ceará. Se o arrefecimento da pandemia se confirmar em 2022, a expectativa é manter as transmissões ao vivo para todo o país e receber 10 mil profissionais e estudantes presencialmente. “Estou honrada. Por todas as nossas habilidades e capacidade de receber, fomos eleitos para sediar a próxima edição do maior do segmento na América Latina. Estou muito feliz e conto com a categoria para organizar um congresso grandioso. Vamos engrandecer ainda mais a Enfermagem brasileira. Vamos fazer história”, disse a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e anfitriã do 24º CBCENF, Ana Paula Brandão.

Comments are closed.