Na última sexta-feira (12), o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a convocação de 49 profissionais de Enfermagem Obstétrica e mais 15 enfermeiras e enfermeiros para a estratégia de saúde da família e da comunidade. A nomeação dos novos servidores representa uma solução estrutural para o sistema público e vai ajudar a melhorar significativamente a assistência à saúde da população, agora e depois da pandemia.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, comemora as nomeações. “É uma questão de justiça para quem prestou o concurso e foi aprovado, da mesma sorte que é uma questão de justiça para a saúde da população. Além de investir em infraestrutura e abrir novos leitos, o governo acerta ao nomear especialistas competentes que, certamente, vão ajudar no enfrentamento da crise de saúde pública que estamos atravessando”, avalia.
De 2020 para cá, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram nomeados 278 enfermeiras e enfermeiros aprovados no último concurso público do órgão, realizado em 2018. O concurso tem aproximadamente 1.000 profissionais aprovados e aptos ao serviço público. “Hoje, muito se fala em saúde e o que buscamos é, através do serviço público de qualidade, proporcionar uma saúde de excelência para a população do Distrito Federal. Atualmente, a SES-DF tem um déficit de enfermeiros que abrange todo nosso cadastro reserva e estamos prontos para trabalhar”, afirmam os representantes do grupo de aprovados.
“A crise que estamos vivendo escancarou as condições de trabalho da Enfermagem e deixou evidente a necessidade de investir mais e valorizar esses trabalhadores, que ajudam diariamente a salvar vidas. Se, antes, já existia sobrecarga de trabalho, agora, ficou muito mais difícil. Portanto, o governo precisa superar as contratações temporárias e investir cada vez mais na nomeação de servidores aprovados em concurso público. Com essa e outras medidas estruturais, vamos superar qualquer desafio”, considera Dr. Elissandro Noronha.