HRSM tem excesso de pacientes, falta de capote e servidores exaustos

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) nesta quarta-feira e encontrou a equipe de saúde extremamente sobrecarregada. Enfermeiros da unidade estão responsáveis por até três vezes mais pacientes do que o recomendado e técnicos de enfermagem estão cuidando de até cinco pacientes graves ao mesmo tempo.

Além do déficit de profissionais, a fiscalização constatou que estão faltando capotes para os servidores e a infraestrutura do hospital não está suportando o volume excessivo de pacientes. “Parece que ainda falta compreensão em relação à gravidade do momento que estamos vivendo. É necessário que o poder público adote medidas de impacto, urgentemente, para reverter esse quadro. De outra maneira, mortes que podem ser evitadas continuarão ocorrendo”, afirma o presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha.

No Pronto Socorro, há 10 leitos e 17 pacientes internados. No momento da fiscalização, havia 14 pacientes esperando vaga. “É doloroso ver o desgaste físico das equipes. Vamos unir forças para tentar resolver esse colapso da melhor forma possível. Se for preciso, buscaremos uma intervenção junto ao Ministério Público”, cogita a colaboradora Josiane Jacob.