8M: As mulheres são a cara da Enfermagem

No dia em que se celebra a luta das mulheres pelo seu espaço e a conquista dos seus direitos, o Conselho Federal e o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Cofen/Coren-DF) lembra que a Enfermagem é uma categoria profissional majoritariamente feminina e que protege, diariamente, a autonomia e os direitos das mulheres, afinal, a mulher é livre para escolher, por exemplo, se deseja ou não ser mãe e se quer ou não utilizar anticoncepcional.

Não podemos esquecer que hoje também é dia de exaltar todas as profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate à COVID-19, e de relembrar, com carinho, daquelas que colocaram a saúde da população em primeiro lugar e perderam suas vidas durante o enfrentamento da pandemia.

Mais do que render homenagens, o Dia Internacional da Mulher deve ser um momento para lutar contra as violências física, moral e psicológica que as mulheres sofrem diariamente em diversos âmbitos e espaços.

A Enfermagem continuará defendendo os direitos das mulheres e atuando para prestar um atendimento em saúde cada vez mais humano, respeitoso e democrático.

Feliz Dia da Mulher! Feliz dia da força feminina!