O que procura?

Encontre serviços e informações

Mulheres são a expressão forte da ciência do cuidado

Dra. Gerusa Amaral, precursora do parto humanizado no Brasil, ao lado da conselheira e tesoureira do Coren-DF, Valda Fumeiro.

De cada 10 profissionais de Enfermagem registrados no Distrito Federal, 8 são mulheres. Elas são protagonistas da ciência do cuidado e se destacam no atendimento à população, com profissionalismo, dedicação e conhecimento científico. Entretanto, mesmo com toda essa importância e visibilidade, muitas enfermeiras, técnicas e auxiliares ainda sofrem com assédios, desrespeito e violações no ambiente de trabalho. Diante disto, pra dar suporte a elas e promover o cuidado a essas trabalhadoras, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) instalou e deu prioridade à continuidade da Comissão de Saúde da Mulher.

Segundo a coordenadora da comissão, a conselheira e tesoureira do Coren-DF Valda Fumeiro, o planejamento das ações estratégicas já começou e, no próximo mês, serão lançadas as primeiras iniciativas. “Março é o mês da mulher e vamos utilizar essa data para sensibilizar a categoria em relação à necessidade de valorizar, integrar e proteger as nossas colegas de trabalho. Assumimos a gestão com essa determinação e um projeto que nos coloca em posição de destaque perante a sociedade”, afirma.

Além do Dia da Mulher, celebrado no próximo dia 8, o dia 20 de março de 2021 marca os 20 anos da primeira residência em Enfermagem Obstétrica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. As profissionais que fizeram parte da primeira turma, hoje, fazem a diferença para a saúde da mulher em todo o país. “Vamos homenagear e reconhecer essas trabalhadoras, pois elas representam um divisor de águas para a profissão. A contribuição que elas nos deram é inestimável e alimenta o sonho de outras mulheres, que buscam seu merecido espaço no mercado de trabalho”, considera Valda Fumeiro.

Uma das precursoras do parto humanizado no Brasil, a Dra. Gerusa Amaral de Medeiros também é integrante da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-DF. “Temos a honra de contar com ela, que tem o poder de nos inspirar a acreditar em um futuro melhor para todas. Foi a Dra. Gerusa que trouxe as práticas integrativas do Japão e nos fez acreditar na completude da ciência do cuidado. Com a sua contribuição, tenho certeza que vamos alcançar todas as enfermeiras, técnicas e auxiliares do DF”, finaliza a conselheira Valda Fumeiro.