Pesquisa nacional evidenciará práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) – em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/ OMS) – realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).

No Brasil, enfermeiros(as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.

A Pesquisa é composta de duas partes:

1- Responda ao questionário eletrônico;

2- Entrevistas a serem realizadas nas UBS/ESF.

Somente enfermeiros(as) da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) com experiência de três anos ou mais na área estão convidados a participar.

Dúvidas, favor enviar e-mail para [email protected]

Contamos com sua colaboração e participação!

O questionário é simples e rápido.

PARTICIPE!