Nesta semana, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) recebeu a visita do jurista e comunicador Raul Canal, que é autor de diversos livros sobre direito à saúde e atualmente exerce a presidência da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem). Em pauta, os direitos de enfermeiros, técnicos e auxiliares que, até hoje, são negados.
“Um dos objetivos da minha gestão é colocar os direitos da Enfermagem em debate, para sensibilizar a sociedade e as autoridades públicas sobre a situação dos profissionais que fazem o sistema de saúde funcionar. Existe uma grande distância entre o que diz a lei e o que acontece na prática. Nesse sentido, Dr. Canal reúne todas as qualidades necessárias para nos ajudar a pautar esse debate”, observou o presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha.
Segundo Canal, a Anadem já tem um histórico de serviços prestados a outras categorias da saúde e se abre agora para a Enfermagem. “Essa categoria é peça-chave no enfrentamento de grandes desafios, principalmente pelos quais passamos atualmente. São profissionais que merecem respeito e devem ter seus direitos ampliados. Por isso, mobilizaremos forças internas da Anadem para melhorar as condições de trabalho em que se encontram, neste momento, os enfermeiros, responsáveis pelo bem-estar de toda a população”, frisou.