Coren-DF fez a doação de 28.360 máscaras PFF2 a profissionais da Enfermagem de 195 instituições de saúde durante a pandemia

Com a decretação do estado de pandemia no início do ano, a demanda por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) explodiu em todo o mundo. Instituições de saúde passaram a sofrer com a escassez de insumos e os profissionais que estavam na linha de frente começaram a denunciar a falta de itens básicos de segurança. Diante desse cenário caótico, era necessário fazer mais do que fiscalizar. Então, os Conselhos de Enfermagem decidiram tomar uma atitude.

Por meio de uma licitação emergencial, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) criou a possibilidade de adquirir até 1 milhão de máscaras PFF2, que era o item de segurança mais importante e mais em falta no início da pandemia. Feita a aquisição, os Conselhos Regionais passaram a distribuir esses materiais justamente onde havia denúncias de falta de EPIs. Além de levar proteção, as equipes de fiscalização levaram orientação, suporte e apoio institucional à categoria, no momento que os profissionais mais precisavam.

Em Brasília, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) fez a entrega de 28.360 máscaras PFF2 a profissionais de 195 instituições de saúde durante a pandemia. “Esse trabalho foi importante para nos aproximar da categoria e mostrar que os profissionais não estavam sozinhos na linha de frente. A partir desse contato, entendemos melhor a realidade, tivemos condições de acolher as denúncias e de tomar providências para resolvê-las. Eu acredito que esse relacionamento e essas doações ajudaram a reduzir infecções e mortes entre nossos colegas”, considera o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley.

Se estiver faltando EPIs em seu local de trabalho, DENUNCIE.