O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF volta ao HRBz para fiscalizar denúncias e distribuir máscaras aos profissionais da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) voltou ontem (15) ao Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) para apurar denúncias, averiguar o fluxo de atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e as condições de exercício da Enfermagem. Na visita, também foi feita a doação de 240 máscaras PFF2 aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, essa é a quarta vez que a nossa equipe de fiscalização vai até o HRBz. Em todas as visitas, constatamos sérias irregularidades. Desta vez, não foi diferente. A estrutura do hospital é precária. A área destacada para atendimento à Covid-19 sequer tem banheiro para os servidores e pacientes. Não há espaço adequado para tomar água ou se alimentar.

Em relação ao grave déficit de profissionais que o Coren-DF apontou nas fiscalizações anteriores, um alento: houve a ampliação da carga horária de 18 técnicos e 2 enfermeiros, de 20 para 40 horas semanais. Além disso, a unidade recebeu cinco novos enfermeiros obstetras.

Não obstante, segundo registros do Departamento de Fiscalização (Defis), o HRBz acumula denúncias de assédio moral contra profissionais da Enfermagem. Todas as denúncias anônimas, dado o receio que os servidores têm de sofrer retaliação. Infelizmente, a partir de denúncias anônimas, o Coren-DF não pode instaurar processos éticos para apurar eventuais infrações. Contudo, nossa equipe conversou com a Gerência de Enfermagem e se colocou à disposição para mediar conflitos e buscar soluções.

O Coren-DF e a Ação Conjunta Covid-19 encaminharam ofício ao Secretário de Saúde, Francisco Araújo, relatando a situação e deixou um canal de comunicação aberto com os servidores do HRBz, para que possam relatar em segurança situações que fujam à normalidade.