As denúncias recebidas sobre irregularidades no Hospital Regional de Planaltina (HRPL) procedem. De acordo com informações preliminares da fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), os profissionais estavam recebendo apenas uma máscara para um plantão de 12 horas. Após a constatação, os servidores passaram a receber 3 máscaras por turno de trabalho, em um kit que contém capote, gorro e luvas.
A fiscalização também constatou outro problema pontual. Os profissionais de Enfermagem foram destacados para fazer coleta de SWAB, mas não receberam treinamento para isso. Não obstante, a instituição alegou que providenciaria a capacitação nesta semana.
O HRPL não é referência para Covid-19, mas, no momento da fiscalização, havia 4 pacientes com suspeita de contaminação no Pronto Socorro. Eles devem ser encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O isolamento está sendo bem feito.
A instituição conta com plano de contingência, sala de classificação de risco e área reservada para pacientes suspeitos leves. A sala amarela tem capacidade de atendimento para até 3 pacientes críticos, até a transferência ao hospital de referência. A Gerência de Enfermagem definiu roupa privativa para todo o PS.
Ponto positivo é a equipe de limpeza em regime de plantão: na iminência de um paciente suspeito na unidade, a assepsia do local é feita de maneira rápida e eficiente.
Álcool 70% líquido tem disponível em quantidade satisfatória. Entretanto, o álcool em gel disponível na instituição é fruto de doações e não está disponível em quantidade suficiente.
O Coren-DF vai continuar acompanhando a situação da unidade para garantir condições seguras de trabalho para a Enfermagem.