Democracia é tema central da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Cofen estará com atividades durante o evento, que acontece de 4 a 7 de agosto, em Brasília

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da Conferência. O maior evento de participação social do País ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais.

O momento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas, pois é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estará presente no evento com atividades diversas na tenda externa (Espaço de Cuidados Neide Rodrigues). A participação é gratuita e não é necessária realização de inscrição prévia (sujeito à lotação).

Dia 4/8, os profissionais de Enfermagem poderão participar da Oficina sobre Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, das 14h30 às 18h. Dia 5/8, haverá uma Roda de Conversa sobre a Campanha Nursing Now, das 15h30 às 17h. E para fechar o evento, dia 6/8 a programação é outra Roda de Conversa sobre Práticas Avançadas em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde, das 14h30 às 16h30.

Com agenda positiva ampla, o Cofen tem atuado ativamente nas principais reivindicações da Enfermagem no Congresso Nacional como Piso Salarial30h SemanaisDescanso Digno e Ensino Presencial. Além disso, possui diversos projetos em prol da profissão como o Convênio Mestrado Cofen/CapesConatenf em AçãoPrograma Nacional da Qualidade (PNQ), atuação da Enfermagem na Atenção Básica e o Nursing Now. As exposições “Quando Nasce uma Heroína” e “Indumentária do Cuidar” também estão percorrendo o Brasil e mostrando um pouco mais da história da Enfermagem, a fim de que a sociedade valorize cada vez mais essa profissão tão essencial à vida.

Confira a carta com a contribuição do Cofen nas discussões da 16ª Conferência Nacional de Saúde:

Fonte: Ascom – Cofen (com informações da 16ª CNS)