Coren-DF participa de Oficina de Diretrizes para Elaboração de Protocolos de Enfermagem na APS

O Coren-DF participou da Oficina de Diretrizes para Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), nesta semana, em Brasília. A reunião contou com a participação de representantes de Corens de vários estados brasileiros e tem como objetivo o fortalecimento da Enfermagem na APS.

Representando o DF nesse projeto, estão os enfermeiros e colaboradores do Coren-DF, o Dr. Suderlan Sabino Leandro e o Dr. Bruno Santos de Assis.

Para Dr. Bruno, o encontro é de extrema importância. “Este encontro nos possibilitou uma troca de experiências, conhecimentos e idéias, considerando que muitos estados já possuem protocolos específicos para os profissionais de enfermagem da Atenção Primária. Além de proporcionar essa troca, os participantes, que serão facilitadores do Coren em seus estados e Distrito Federal, construirão um roteiro e um cronograma de trabalho para a criação de Protocolos voltados para as linhas de cuidados consideradas prioritárias nas regiões”, explicou.

Essa proposta do Cofen em parceira com os Corens é mais uma ação para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e viabiliza maior autonomia aos profissionais de enfermagem da área, além de favorecer a acessibilidade dos usuários ao SUS.