O seminário faz parte de um curso de qualificação sobre enfermagem obstétrica e assistência ao parto
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) participou da abertura do Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), nessa segunda-feira (08). O presidente do Coren-DF, Marcos Wesley, compôs a mesa de abertura do evento.
O seminário faz parte das etapas do curso: Qualificação para o Trabalho em Equipe no Cuidado ao Parto e Nascimento. De acordo com a coordenadora do projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e no Ensino da Atenção Obstétrica e Neonatologia (Apice On), Dra. Kleyde Ventura, o curso tem 132 horas de aulas práticas. “Hoje é o primeiro dia de apresentações. São momentos de importância com base nas ferramentas e projetos de formação do Apice On, ampliar a capacidade dos serviços e qualificar seus modelos de atenção, formação e gestão”, explicou.
Drª. Kleyde Ventura explica que na primeira etapa do curso, as enfermeiras obstétricas vão a hospitais de referência para praticar e ampliar sua capacidade de pensar os modos de cuidar, de gerir e de formar. “Elas voltam aos serviços depois dessa imersão e trabalham para qualificar o plano interativo que todos os hospitais Apice On têm. Agora, as profissionais têm a oportunidade de apresentar o que fizeram e quais desafios têm para que a dimensão e inserção do enfermeiro obstétrico em hospitais universitários vire uma realidade”, afirmou.
Esse seminário é voltado para os hospitais, os trabalhadores, os gestores e estudantes. E contou com representantes do HMIB, do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do DF (Abenfo-DF) e do Projeto Apice On.
Apice On
É um projeto com financiamento do Ministério da Saúde e executado pela escola de enfermagem, que conta com a participação de 96 hospitais de todas as regiões do país. Esse projeto tem como objetivo qualificar a atenção, a gestão e a formação em hospitais de ensino universitários ou auxiliares de ensino nos campos de atenção obstétrica e neonatal.