Membros do Grupo de Trabalho se reuniram nesta terça-feira (2) no Cofen, para formatar o evento que surge para fortalecer e destacar o trabalho da Enfermagem no mundo
Grupo de Trabalho se reuniram para alinhar lançamento do Nursing Now
A Campanha mundial de fortalecimento da Enfermagem – Nursing Now, chega ao Brasil no próximo dia 24 de abril. As diretrizes e metas para o seu lançamento foram discutidas nesta terça-feira (2), na sede do Cofen, em Brasília, pelo Grupo de Trabalho criado para implementar o Programa no país.
Entre as principais metas definidas para o Programa no Brasil, e que serão apresentadas durante o evento, estão o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.
Para Maria Alice Fortunato – Oficial Nacional da OPAS no Brasil, o programa será muito importante para alavancar o processo formativo da enfermagem. “Um dos desafios que temos é melhorar a qualidade da formação, e principalmente, dar um freio nos cursos de graduação em Enfermagem por EaD”.
O GT Nursing Now aprovou ainda, a programação do lançamento, que contará com a participação de representantes de instituições nacionais e internacionais: Carla Arena Ventura, diretora do Centro Colaborador OPAS/OMS para Pesquisa de Enfermagem, Cláudia Regina Laselva, representante da América do Sul no Board NNGlobal, Annette Kennedy, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Elizabeth Iro, Centista-Chefe da OMS, Barbara Stiwell, Diretora Executiva Global Nursing Now, Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos e Sistemas de Serviços de Saúde, da Organização Panamericana de Saúde, Mônica Yolanda Padilla Díaz, representante da OPAS, Brasil. Além de ministros, secretários de saúde e educação, profissionais e estudantes de Enfermagem, parlamentares e representantes de instituições brasileiras de saúde e educação.
Manoel Neri, presidente do Cofen, evidenciou a importância do Programa para o Brasil e para os profissionais de enfermagem. “A campanha é prioridade do Cofen até o final de 2020. Vamos dar todo apoio institucional para que possamos alcançar todas as metas, e fortalecer a nossa categoria. Mostrar para o cidadão o quanto é importante a presença do profissional de Enfermagem. E principalmente, mostrar aos governantes, a plena capacidade que temos para discutirmos as políticas públicas, tão necessárias para o nosso país, finalizou.”
O Cofen em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP tiveram suas credenciais aprovadas pela Campanha Nursing Now Global e foram destacados para implementar a campanha no país.
A campanha Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. A Campanha foi lançada no Reino Unido e em mais de 30 países.
Além dos membros do Grupo de Trabalho do Cofen, participaram da reunião a enfermeira Lanusa Ferreira, representante do Ministério da Saúde, a vice-presidente do Cofen, Nádia Mattos e a enfermeira Maria Alice Fortunato, Oficial Nacional da OPAS no Brasil.
Confira a programação completa do Nursing Now –
14h – Abertura Oficial
14h30 – Conferências
Liderança da Enfermagem para a Saúde Global
Annette Kennedy
Presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Genebra
A Contribuição da Enfermagem para o Fortalecimento dos Sistemas de Saúde
Elizabeth Iro
Cientista-Chefe da Organização Mundial da Saúde, Genebra
Alcançando a saúde para todos em todos os lugares: como a enfermagem lidera o caminho
Barbara Stiwell
Diretora Executiva Global Nursing Now, USA
Orientações estratégicas para Enfermagem na Região das Américas
Silvia Helena De Bortoli Cassiani
Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos e Sistemas de Serviços de Saúde, Organização Panamericana de Saúde, Washington
Os desafios para alcançar o acesso à saúde universal: o papel central dos profissionais de saúde
Mónica Yolanda Padilla Díaz
OPAS, Brasil
Local e Horário – às 14h, no Auditório da Fiocruz, em Brasília
Fonte: Ascom-Cofen