O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) promove, em setembro, um webinar sobre detecção precoce e manejo clínico da sepse. Antigamente chamada de septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.
O webinar será apresentado por Andre Luis Albanez, diretor médico do Hospital São Luiz Morumbi da Rede D’Or. Serão abordadas estratégias para prevenção e tratamento da doença por meio da implementação do protocolo da sepse da Rede D’Or, bem como o desafio de treinamento das equipes para identificar precocemente a doença e oferecer o tratamento adequado.
A sepse é um problema grave de saúde e, em maio de 2017, foi incluída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre as prioridades de saúde mundiais. Em 13 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Sepse, a fim de chamar atenção de profissionais de saúde e público em geral sobre o tema. O grande desafio para o combate à doença nos serviços de saúde é sua identificação rápida e o tratamento adequado.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), cerca de 670 mil casos ocorrem anualmente no Brasil. A maioria deles se refere a pacientes atendidos em serviços de urgência e emergência. Segundo o Ilas, a letalidade por sepse de pacientes provenientes desses serviços de instituições públicas brasileiras é de 51,7%.
O webinar acontece em 27 de setembro, às 14h. O link da transmissão estará disponível no site da Proqualis: www.proqualis.net.