O Hospital Sírio-Libanês está com inscrições abertas para 39 diferentes programas de residência em saúde com início em 2018, totalizando 183 vagas. As opções são divididas entre as modalidades de residência médica, multiprofissional, uniprofissional, especialização em regime de residência médica e ano adicional. Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até 20 de outubro pelo site do hospital.
A primeira fase é uma prova objetiva de múltipla escolha realizada pela internet em 4 de novembro, em oito capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O objetivo da descentralização, segundo o hospital, é garantir a abrangência nacional da seleção e facilitar o acesso a uma diversidade maior de candidatos, sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Segundo a superintendente de ensino do Hospital Sírio-Libanês, Gisleine Eimantas, os programas permitem que jovens de todas as regiões do Brasil convivam em um ambiente de excelência profissional. Com estrutura moderna e de alta tecnologia, adquirindo conhecimentos e habilidades para a prática profissional, visando ao cuidado centrado no paciente ao lado de profissionais de renome em suas especialidades. “No futuro, eles poderão compartilhar a experiência Sírio-Libanês com seus colegas, principalmente em seus locais de origem, e retribuir à sociedade o aprendizado, contribuindo para a formação e qualificação dos profissionais de saúde em âmbito nacional”, afirma.
Outro destaque de todos os programas de residência oferecidos pela instituição são as atividades práticas realizadas nas unidades públicas sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, o Hospital Geral do Grajaú e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Com essa iniciativa, os participantes também têm a oportunidade de vivenciar a prática da profissão em serviços públicos.
Programas
Para a enfermagem, há vagas abertas em quatro programas na modalidade multiprofissional: cuidado ao paciente crítico; cuidado ao paciente oncológico; gestão dos serviços de saúde e redes de atenção à saúde; cuidado à saúde da criança e adolescente. Na modalidade uniprofissional, são outras quatro áreas de especialidade voltadas para enfermagem: enfermagem em cardiologia; enfermagem clínico-cirúrgica; enfermagem em centro cirúrgico e centro de material e de esterilização; e enfermagem em urgência e emergência.
Reconhecimento
Os programas de residência do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ambas vinculadas aos Ministérios da Educação e da Saúde. Outros diferenciais são a oferta de programas ministrados por docentes altamente qualificados, a infraestrutura de ensino com elevada incorporação tecnológica, as metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a diversidade de oferta em campo de práticas constituída de instituições de saúde de reconhecida excelência.