Os problemas dos cursos de graduação em enfermagem a distância serão tema de audiência pública interativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A audiência será realizada na quinta-feira (1º/6), às 10h30.
O Conselho Federal de Enfermagem realizou em 2015 uma operação para verificar as condições de formação oferecidas pelos cursos de graduação em enfermagem a distância e o resultado foi preocupante. Foram visitados 315 polos de apoio presencial; muitos não contavam com biblioteca ou sequer condições para a prática de estágio supervisionado ou espaços para disciplinas básicas e específicas, como anatomia, fisiologia e bioquímica, entre outras.
Outra constatação da operação foi de que a carga horária das aulas práticas dos cursos representavam menos de 8% do exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem, que são quatro mil horas.
Foram convidados para o debate a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Aparecida Caetano; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna; e representantes do Conselho Federal de Enfermagem, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Educação a Distância, da Associação Nacional das Universidades Particulares e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
A audiência será realizada na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, e terá tradução na língua brasileira de sinais (Libras). Os cidadãos podem participar com comentários ou perguntas aos parlamentares e aos convidados.