Os dias de internação no ambiente hospitalar nem sempre são fáceis, principalmente quando esses períodos extrapolam os dias e se tornam meses. Para tentar oferecer lazer e distração às mulheres internadas na maternidade, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) resolveu criar o Cantinho da Leitura, espaço com livros e revistas para entretenimento de pacientes e familiares.
Com o apoio de funcionários e voluntários do hospital, três enfermeiras da unidade materno-infantil se juntaram para fazer o projeto acontecer. Mas, para dar certo, elas precisam de doações. “Podem ser livros, revistas e materiais de qualquer tema, como romances, aqueles que tratam de mães e bebês e entretenimento em geral”, explica uma das apoiadoras da iniciativa, a enfermeira Yácara Pereira.
A Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HUB prepara um móvel para abrigar os materiais, que ficarão disponíveis na entrada da maternidade. O objetivo é deixá-los acessíveis às pacientes em qualquer dia e horário. Basta pegar e depois devolver no mesmo local. “As mães e gestantes ficam muito tempo internadas e sem atividades lúdicas. Queremos que tenham alguma distração”, diz a enfermeira Larissa Rodrigues Pinto.
A enfermeira Tatiana Silveira conta que sempre pensou em desenvolver uma atividade para as gestantes, mas a ideia ganhou estímulo quando uma das pacientes pediu livros e não havia nenhum. “Na hora, pensei: é isso! Sei que é pouco, mas já é alguma coisa para amenizar esse sofrimento”, relata.
Como fazer sua doação
Entregue os livros e revistas na secretaria da maternidade (Unidade 1) ou no Centro de Vigilância do HUB (em frente à emergência da maternidade) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. O HUB fica no SGAN 605, na L2 Norte.
Mais informações: (61) 2028-5232 (fale com Larissa, Tatiana ou Yácara)