O Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou, na última quinta-feira (2/2), um aplicativo sobre cuidados paliativos para orientar profissionais de saúde. O app já está disponível na plataforma Android e estará, em breve, disponível na App Store. O download gratuito pode ser feito através da Google Play.
A ferramenta busca ajudar a agregar qualidade à vida da pessoa portadora de doenças complexas ameaçadoras da vida e a aliviar o sofrimento. “O paciente precisa ser bem cuidado independentemente de seu prognóstico ser de um dia de vida ou de seis meses”, afirma médica Taís Marina de Souza. Cuidados paliativos são práticas aplicadas desde a definição de uma doença incurável e progressiva com o objetivo de aliviar o sofrimento e agregar qualidade de vida ao processo de morrer.
O aplicativo é dividido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os cuidados paliativos; as duas seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente. “Por meio de um questionário, o profissional avalia como está o dia a dia do paciente. Por exemplo, se ele consegue caminhar sozinho. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, em que é possível identificar se há necessidade de mudança no tratamento”, explica.
Depois de preenchido, o questionário gera um percentual identificando a faixa de dependência da pessoa e trazendo sugestões de cuidados. Além disso, há um passo a passo para auxiliar o profissional na comunicação das más notícias. A ferramenta foi desenvolvida pelos médicos do HC-UFMG Taís Marina de Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior.